quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O que está Acontecendo?

Um Pouco do Twitter                
 Por Murillo Bentes

Através dessa singela pergunta, começou uma verdadeira febre na internet chamada Twitter, esse serviço surgiu em 2006 e desde lá virou mania na internet. 

Segundo o Dicionário Michaelis, o termo Twitter vem do inglês e tem como significado: n 1 gorjeio, trinado, chilro. 2 riso silencioso. 3 excitação, tremor (de nervosismo). • vt+vi 1 cantar, gorjear, chilrear, pipilar, estridular. 2 rir em surdina. 3 falar rápido e alto sobre coisas sem importância devido ao fato de estar nervoso . A grosso modo Twitter significa "falar" curto e rápido, como o canto dos passarinhos, por isso o simbolo da rede é um passarinho.


E é justamente o "falar" em poucas palavras que o torna de certo modo um desafio, pois para responder a principal pergunta do site " você deverá utilizar apenas 140 caracteres, por isso é considerado um microblog, incluindo os espaços. Primeiro, antes de mais nada você deverá criar uma conta no site do Twitter, clicando na opção Sing Up. Ao preencher os dados de cadastro, atenção que todo o site estará em Inglês, você deverá criar seu nickname(apelido), também você poderá incluir foto e fazer alterações no papel de parede de sua página.

Uma vez cadastrado você terá que adicionar pessoas ao seu perfil, pois a rede funciona simplesmente trocando informações entre as pessoas cadastradas. Você pode  adiconá-las clicando em Find People, onde você poderá localizar pessoas que você queira que compartilhem suas mensagens. Como o Twitter é democrático famosos, anônimos, jornalistas e polítcos  fazem parte da rede podemos citar como exemplo:  JucaKfouri

No twitter existe uma organização bem clara denominada "Followers"(seguidores) e "Follwing"(seguindo). Quando você possui "Followers" significa que alguem está te seguindo, ou seja, todas as mensagens que você postar(digitar) serão enviadas aos seus seguidores, desse modo eles poderão interagir respondendo ou perguntando sobre os assuntos que estiver tratando, coisas simples como por exemplo: "Hoje o dia está quente!", ou "Assistindo um bom filme" ou até mesmo para  gerar um pequeno debate, mas lembre-se tudo em apenas 140 caracteres. Você também poderá ser um "Following" de alguém, dessa forma você poderá receber as mensagens de quem você está seguindo.

O que torna o Twitter interessante é a trocar de informação de forma instantânea e de forma gratuita. Por exemplo durante um temporal no Rio de Janeiro, o twitter foi utilizado como forma de informar onde eram os pontos de alagamento, possibilitando assim que se pudesse desviar dos pontos alagados. A ferramenta também ajuda na divulgação de propaganda, aproxima de certo modo celebridades de seus fãs.

Não sabemos ao certo qual o futuro da Internet e nem o do Twitter, mas sabemos que a tendência mundial é a troca de informação. A informação logo logo será um bem valioso, por isso teremos que nos acostumar com um volume de informação que há 10 anos não tinhamos acesso. É claro que logo uma outra ferramenta de interação surgirá e se tornará uma febre mas tenhamos em mente que a ideia de um mundo cada vez mais conectado não é apenas um sonho, mas sim algo bem próximo da realidade.


se você quiser saber mais sobre o Twitter acesse os links abaixo:
 
http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/04/28/o_que_e_twitter/
http://www.slideshare.net/bullet_promo/twitter-no-brasil-1453989


Também se quiser  seguir-me no Twitter é só adicionar:  https://twitter.com/mbbentes
 
 Material escolar: canetas brasileiras são melhores e mais baratas que as importadas, atesta Inmetro.

imagem da internet


As canetas esferográficas nacionais são mais baratas e duram mais do que as importadas. É o que apurou um estudo divulgado hoje (18) pelo Programa de Análise de Produtos do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Foram analisadas amostras de 20 marcas de canetas esferográficas disponíveis no mercado, sendo cinco brasileiras, 13 chinesas, uma japonesa e uma malaia.

A metodologia inédita, já que não existe uma norma técnica específica para esse tipo de análise, mensurou a quantidade de escrita do produto em metros (m) comparada ao preço cobrado pela caneta.

A análise apontou que as canetas fabricadas no Brasil escrevem cerca de 500 metros a mais do que as de outros países. Enquanto a média da capacidade de escrita das canetas nacionais ficou em 1.639 m; a das chinesas foi de 1.164 m; e a das demais, 1.112 m.

Segundo o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, ficou constatada também a superioridade nacional na relação custo x benefício. “A caneta brasileira tem mais carga e é mais barata. Para escrever 10 mil metros, por exemplo, o consumidor paga, em média, seis vezes mais pela caneta importada”.

Lobo explicou que as canetas esferográficas fazem parte de uma lista de itens priorizados pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) num Termo de Cooperação com o Inmetro para melhorar a qualidade das compras públicas. A contribuição do Inmetro é a de assessorar tecnicamente essas compras, estipulando nos editais requisitos que o produto deve atender, entre outros procedimentos. “Esses resultados vão auxiliar, por exemplo, escolas municipais e estaduais que compram material didático em grande quantidade, mas todos os órgãos públicos vão ser beneficiados com o convênio”.
O Inmetro vai estudar a possibilidade de adoção de um programa de certificação para definir padrões para as canetas vendidas no país. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) será chamada para definir as normas e requisitos que uma caneta esferográfica deve seguir.



Flávia Villela - Agência Brasil - Rio de Janeiro

sábado, 14 de agosto de 2010

O HOMEM EM SEU NOVO ESPAÇO: “A ERA DIGITAL”

O Ser humano e a Tecnologia

Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”

A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramos conhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE , na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.

De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”

BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)

Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.



Fonte: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Olá Amigos!


Meu nome é Ana Maria Fonseca, sou paraense do municipio de Afuá, mas moro em Santana no Estado do Amapá. Sou casada mãe de dois filhos. Sou formada em Pedagogia, também sou acadêmica de Educação Física pela UNIFAP.

Atualmente trabalho no LIED da Escola Everaldo Vasconcelos. Conclui o curso de  Mídias na Educação pela UNIFAP e estou finalizando a Especialização em Tecnologias na Educação pela PUC-Rio.